Gelado de Pistácio


Está oficialmente aberta a época dos gelados aqui no Sweet Gula! E eu estava ansioso para vos mostrar um dos meus sabores preferidos de sempre, o pistácio. Não, cá em casa não existe uma época especial para comer gelados, eles existem o ano inteiro, seja verão ou inverno. Mas é nesta altura, quando os dias são maiores e as temperaturas começam a aumentar, que eles sabem melhor. Simples ou combinados com outras sobremesas, os gelados fazem as minhas delícias e é das coisas que mais gosto de comer. Já imaginaram o prazer de degustar um brownie de chocolate ainda morno com uma bola de gelado em cima?! Ou umas panquecas acabadas de fazer, servidas com gelado e um toque de mel e alecrim?! Sim, esta é a minha veia de gulodice a querer revelar-se, mas é daqueles pequenos prazeres desta vida que não dispenso por nada. E se for um gelado caseiro, feito com carinho, com os melhores ingredientes e servido com amor, tanto melhor! 

Gosto de quase todos os sabores de gelado e (espantem-se!), apesar de ser um chocolate lover confesso que o sabor que menos aprecio em gelado é o chocolate. E depois há aqueles sabores pelos quais eu deliro e que me deixam em êxtase. Como o amendoim, por exemplo, o mirtilo, a noz, o doce de leite ou o pistácio. Se estiver fora de casa e encontrar à venda gelado artesanal de pistácio, não consigo resistir. E a receita que apresento aqui é o mais parecido com o melhor gelado de pistácio artesanal que comi até hoje. Foi numa gelateria italiana, não em Itália, mas na Suíça. Era tão bom que tive de comer não duas, mas quatro bolas. Era um gelado suave e cremoso, nada enjoativo e com aquele sabor tão característico, único e especial que só o pistácio tem.


Nesta receita usei pistácios salgados que, na minha opinião, tornam a receita ainda mais especial. Um toque de sal em receitas doces irá sempre realçar os sabores e sinceramente adorei o equilíbrio na receita. Um gelado sublime, rico e com a textura crocante dos pistácios que certamente não deixa ninguém indiferente.

Servi o gelado numa peça de loiça lindíssima e inspiradora, pela qual me apaixonei assim que a vi. É uma Latte Cup Ziggy Silver, da nova colecção da Green Gate que a More Than Cookies teve a gentileza de me enviar juntamente com um convite irrecusável para a rúbrica "Blogs Convidados". Já espreitaram esta loja encantadora?! Para quem como eu aprecia peças lindas de cozinha e decoração do lar, esta é a loja ideal. E se não quiserem perder as novidades e as novas tendências, acompanhem a More Than Cookies através do Facebook, aqui.


Gelado de Pistácio
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:
| 130 g de pistácios s/ a casca
| 220 ml de leite
| 150 ml de natas
| 4 gemas de ovo
| 70 g de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de licor Amaretto (opcional)
| pistácios picados grosseiramente

Preparação:
De véspera: Leve o leite e as natas ao lume até ferver. Remova do lume e junte os pistácios. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico durante toda a noite.
Dia seguinte: Remova os pistácios do leite coando-os através de um passador de rede fina e reserve o leite. Coloque os pistácios num robot ou processador de alimentos e triture na velocidade máxima até obter uma pasta. Reserve.
Bata as gemas juntamente com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado e fofo e este dobrar de volume.
Leve o leite ao lume até ferver juntamente com o Amaretto. Retire e aos poucos adicione o leite às gemas, sem nunca parar de mexer.
Leve este preparado novamente ao lume baixo, mexendo sempre com uma colher de pau e até levantar fervura.
Retire do lume, adicione a pasta de pistácio e misture bem com uma vara de arames.
Leve este preparado ao frigorífico até arrefecer completamente. Para acelerar o processo de arrefecimento coloque o preparado numa taça e disponha a taça sobre pedras de gelo.
Verta a mistura numa máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.
Sirva de imediato com pistácios picados ou guarde numa caixa hermética no congelador.

14 comentários:

  1. Estou aqui a babar com este teu gelado Célio, logo a seguir ao de limão é também um dos meus favoritos. Como se não bastasse, tenho ali uns quantos pistácios e a dizerem-me "vai fazer....vai fazer"...

    beijinho e um bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  2. Pistácio e amendoim também são dos nossos sabores preferidos de gelado! Apesar de, na verdade, gelado de pistácio nunca ter sido uma coisa que nos chamasse muito a atenção, antes de provarmos alguns maravilhosos em Itália e nos termos apaixonado ;)
    E ver estas fotos que estão lindas...
    Por isso, mal podemos esperar para experimentar esta receita e testar a nossa nova máquina de gelados!

    ResponderEliminar
  3. I went few weeks ago to island Aegina (near Athens) know as the place of pistacio, bought some really delicious pistacios!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  4. Huuuuuuuuuummmmmmmmmmmmm, que bom deve ser!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. hummm ... que bom aspeto!
    tb fiz à dias um de açafrão e canela que foi um sucesso surpreendentemente bom!
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio!
    Parece delicioso! estou tentada mas tenho um problemas...não tenho máquina de fazer gelados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio: também gosto imenso de gelado de pistacio e este parece mesmo delicioso!! A taça onde foi servido é lindíssima e capta logo a nossa atenção.Embora não tenha máquina de gelados, vou experimentar este que deve ser tão bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Ver este post às 9 da manhã dá mesmo uma vontade de saltar até ao Santini antes de ir para o trabalho! Por acaso é um dos sabores que mais gosto, fazes entregas na margem sul? 😊 Kiss

    ResponderEliminar
  10. Absolutamente lindo o gelado! Apesar de não ser uma fã acérrima de gelados, gosto de os usar para acompanhar um crumble ou uma crostatta e este vai bem com muitas receitas que faço :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. Geladinho magnífico Célio e com pistachio que adoro!!
    Para a semana a ver se também abro a época dos gelados no blogue, com aquele de mirtilo do sweeter off the Vine que já foi comido e ainda nem apareceu no blogue.
    Tal como a Su, também prefiro os gelados a acompanhar tartes, crumbles e etc., mas de vez em quando, sabe bem à colherada.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Ficou um deslumbrante essa taça cheia do meu gelado favorito ainda mais 100% puro, não há como resistir... No verão passado também fiz a receita da Linda Lomelino e fiquei rendida. Desde pequena que esse é o sabor que peço obrigatoriamente em 1º lugar :) e tal tu, como embora adore chocolate não me seduz em gelado (excepto o de brigadeiro da La Dolce Rita :P).
    As fotos estão lindíssimas ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  13. Venho cá hoje que fazes anos, parabéns Célio!!
    E que rico gelado, adoro pistácio, e tal como tu, há sempre vontade de comer gelado em qualquer altura do ano. A acompanhar um crumble, umas panquecas, fica tão bom!
    Os meus sabores preferidos são tantos, mas adoro o de mirtilo, o de doce de leite e os de cheesecake e com diferentes texturas, e claro o de pistácio é mesmo bom. Fiquei mesmo com vontade de dar um saltinho à Emanha!
    As fotos estão perfeitas, parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. É a primeira vez que chego aqui... Gostei muito! Entrar num blogue e deparar-me com um gelado de pistácio é fabuloso. Adoro!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar